Política e Cidadania - De onde vem o dinheiro das escolas públicas? E para onde vai?
- Rosi Santiago
- 1 de abr. de 2015
- 1 min de leitura
Você já deve ter ouvido alguém falar que a escola pública é de graça, pois os pais não pagam mensalidade. Também já deve ter ouvido falar que é o governo quem “dá” a educação. Mas, será que isso é verdade?
Bem, primeiro o governo arrecada o dinheiro. Essa arrecadação se faz por duas fontes:
- A primeira é uma contribuição social que as empresas fazem. O valor é equivalente a 2,5% da folha de pagamento anual.
- A segunda vem dos impostos que pagamos.
A maior parte dos recursos vai para o pagamento de gestores, professores e funcionários. O restante é destinado à manutenção e ao funcionamento das instituições de ensino, reformas e construções de novas escolas. E apenas uma mínima parte (0,4%) vai para a área de pesquisa e desenvolvimento.
Então é assim: Você compra um tênis. Parte do que você pagou vai para o Governo. Ele divide esse dinheiro entre educação, saúde, etc. E assim mantém os serviços, entre eles, a educação.

Tudo isso está garantido pela nossa Constituição. Através dos nossos impostos podemos garantir educação a todos. E também temos a obrigação de acompanhar se esse dinheiro está sendo bem empregado.
E agora, você consegue responder de onde vem o dinheiro para manter a escola pública? E consegue nos dizer como ele é distribuído?
A escola pública é nossa.
Comments